quinta-feira, 17 de maio de 2007

Is it a bird? Is it a plane? No, it's a GIS!!!

Para todos aqueles que se indagam diariamente sobre o que será o SIG, o Odemiragem tem o enorme prazer de revelar, em primeira mão, imagens exclusivas da sua aproximação vertiginosa ao território municipal:

Esta imagem, captada por um intrépido estagiário PEPAL demonstra que, apesar do cepticismo de alguns, Os SIG vêm mesmo aí. FUJAM !!!!!!
CALMA AÍ.... Aquietem-se as almas que terão a seu cargo a arriscada tarefa de entrar em contacto com esta raça alienígena - Os SIG - com a entrevista exclusiva ao reputado especialista SPOK:


Odemiragem: Quantas vezes já entrou em contacto com Os SIG.

SPOK: Ui... sabe que já ando nesta vida de viajante estelar à muito tempo e já lhe perdi a conta!

Odemiragem: O que nos pode dizer sobre eles?
SPOK: Os SIG não mordem apesar de, por vezes, rosnarem e arregalarem umas favolas assustadoras a quem os olha de lado.

Odemiragem: Só isso?!!
SPOK: Pois... sabe que Os SIG apesar de muito poderosos são uma espécie inofensiva... quase servil. É frequente serem escravizados por outros seres estelares de tão inofensivos que são.

Odemiragem: Acha que poderão ser dominados pelos nossos funcionários da Câmara?
SPOK: É bem possível... mas essa espécie, Os Funcionários da Câmara, eu não conheço bem e preferia não me pronunciar.

Odemiragem: Compreendo a sua reserva. Muito obrigado pela entrevista e felicidades nas suas andanças estelares. Só uma última pergunta: Para onde vai a seguir?
SPOK: Aproveitando o facto de estar aqui por Odemira vou visitar uns primos meus a Tamera e depois sigo para além do infinito.

Odemiragem: Onde é que isso fica?
SPOK: Você vai como quem vai para o infinito, certo, mas vira na última à esquerda...

Odemiragem: Eu referia-me a Tamera.
SPOK: Ahhh... então adeusinho...

Foi a entrevista possível com o especialista em coisas raras e nunca antes vistas, SPOK. Era pior se fosse o Valentim Loureiro!!!


Agora a sério, um Sistema de Informação Geográfica é, grosso modo, uma base de dados associada a dados geográficos, que é como quem diz mapas. Ou seja, num mapa temos pontos, linhas e polígonos... a esta bonecada toda podemos associar dados alfanuméricos (que é como quem diz números e texto). Assim um ponto pode ser uma árvore, ou um candeeiro e a ele podem estar associados dados como: espécie, data da última poda, ou tipo de lâmpada, potência e data de substituição, respectivamente. Ou seja, bem utilizado o SIG torna-se uma potente ferramenta de apoio à gestão municipal. Agora, se o SIG for um fim em si mesmo não serve para nada. É preciso saber o que se pretende com ele. Ou, como diz o Prof. João Matos do IST a propósito de SIG: Se não sabes onde queres chegar, qualquer caminho é bom.

Para quem tiver curiosidade em obter
mais informações deixo aqui alguns sites:

- Wikipédia

- Câmara Municipal de Óbidos

- Ordem dos Engenheiros

Sem comentários: